top of page
Buscar

Fórum de Estudos Olímpicos 2022

O Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), promoveu o Fórum de Estudos Olímpicos 2022, que ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de novembro, de forma presencial. No ano em que se celebra 25 anos da primeira edição do Fórum Olímpico Brasileiro, o evento reuniu alguns dos principais pesquisadores na área dos Estudos Olímpicos.

E a Profa. Ester Liberato Pereira, coordenadora do CEMESP, foi a coordenadora do Painel 3 – Tema: História Olímpica e Memória do Esporte e também foi palestrante do Painel 5 – Tema: Esporte Paralímpico e Coesão Social.


Também houve um momento dedicado para as Sessões de Comunicações Orais, que aconteceu presencialmente, onde estudantes, professores e pesquisadores puderam expor seus projetos, trabalhos e pesquisas realizadas em diferentes contextos dos Movimentos Olímpico e Paralímpico, bem como o esporte em geral.


Neste momento, o CEMESP foi representado pelo acadêmico Eduardo Pinheiro dos Santos, bolsista de iniciação científica do CNPq e graduando do curso de Licenciatura em Educação Física da Unimontes, o qual apresentou o seu trabalho aprovado, intitulado “Ações histórico-culturais em esportes equestres adaptados e paralímpicos no Brasil aliadas à tecnologia assistiva”; e também pelo mestrando do PPGH/Unimontes, Guilherme Carvalho Vieira e pela acadêmica Daniely Santos Ramos Costa, bolsista de iniciação científica da FAPEMIG e graduanda do curso de Licenciatura em História da Unimontes, os quais apresentaram seu trabalho aprovado, intitulado “Um esporte olímpico nas páginas da Revista do Esporte/RJ: uma história do hipismo pelo periódico carioca”.


Guilherme, orientado pela Profa. Dra. Ester Liberato Pereira, não apenas apresentou o trabalho, como também foi agraciado como destaque de sua sessão de comunicações orais do evento.


Guilherme, assim, recebeu destaque da Comissão Científica do Fórum de Estudos Olímpicos 2022, ao atingir nota máxima na apresentação do trabalho.


O CEMESP felicita o mestrando pela sua apresentação e conquista!

Acesse o site do evento para conferir toda programação e mais informações: bit.ly/forum-estudos-olimpicos-2022




4 visualizações0 comentário
bottom of page