Buscar

[Lançamento do Centro de Memória do Esporte (CEMESP) da Unimontes]

No dia 27/10/2020, será lançado, oficialmente, o Centro de Memória do Esporte (CEMESP) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), às 17h. Trata-se de um projeto de extensão do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF), vinculado ao Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) da Unimontes.


O evento, que ocorrerá no formato online, acontecerá na edição de outubro do Fórum Permanente de Educação Física (FOPEF), também um projeto de extensão, promovido pelo Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão do Lazer (LUDENS), e será transmitido por meio de uma YouTube Live, no canal Ludens Unimontes.


O lançamento do CEMESP contará com a participação da idealizadora e coordenadora do projeto, Profa. Dra. Ester Liberato Pereira, além de contar com as participações do Prof. Dr. Georgino Jorge de Souza Neto e do Prof. Dr. Rogério Othon Teixeira Alves, também integrantes do CEMESP, todos vinculados ao DEFD da Unimontes.


O lançamento ainda contará com a participação de uma convidada muito especial: a Profa. Dra. Janice Zarpellon Mazo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), idealizadora do primeiro centro de memória do esporte do Brasil, o Centro de Memória do Esporte (CEME) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS, no ano de 1996.

Desta forma, simultaneamente, será constituído o marco inicial oficial de uma parceria entre os centros.

O CEMESP/Unimontes está sendo implantado com o objetivo de reconstituir, arquivar e difundir uma memória do esporte, da Educação Física, do lazer e da dança na região Norte de Minas Gerais e no país. De tal modo, o projeto apresenta, como finalidade, a promoção do desenvolvimento de arquivos digitais em esporte, Educação Física, lazer e dança, que fomentem o registro, a documentação, a reflexão crítica e a divulgação de obras e eventos nestas áreas. Além de atingir especialistas, é direcionado para o público em geral, disponibilizando seu acervo em suporte digital/virtual. Assim, busca abarcar métodos e procedimentos de arquivagem digital e as estratégias de disponibilização e de propagação dos seus conteúdos.


Para conhecer e saber mais sobre o CEMESP/Unimontes, é só acessar: www.cemesp.unimontes.br


Serviço: Lançamento do Centro de Memória do Esporte (CEMESP) da Unimontes Acesso: YouTube Live,

Canal Ludens Unimontes: https://www.youtube.com/ludensunimontes Data de lançamento: 27 de outubro Horário: 17h00

Contato: cemesp@unimontes.br


http://www.cemesp.unimontes.br/lancamento-do-centro-de-memoria


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo